Repórter que fez obituário de Niemeyer morreu 4 anos antes do arquiteto

É costume da imprensa ter seus arquivos, principalmente sobre figuras eminentes, para o caso de um imprevisto como a morte, não pegar a redação desprevenida, porém o que aconteceu com o Jornal britânico The Guardian esta semana foi no mínimo curioso: a reportagem especial sobre a morte de Oscar Niemeyer havia sido escrita há tanto tempo, que o jornalista Martin Pawley, autor do texto, já havia morrido 4 anos antes do arquiteto.

Martin Pawley era jornalista e arquiteto, e escrevia especiais sobre o mundo da arquitetura mundial. Ele faleceu em 2008 aos 69 anos devido ao agravamento de problemas de saúde não especificados no obituário dele. Pawley trabalhou durante 40 anos como jornalista, tendo atuado nos principais jornais e revistas da Inglaterra.

 

No texto intitulado “O homem que construiu Brasília” sobre Niemeyer, o jornalista inglês destaca a importância do arquiteto brasileiro para a arquitetura mundial, fala sobre os estudos no brasileiro na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. No fim do artigo, os editores do jornal contam que o repórter que escreveu a matéria havia morrido há quatro anos e que as informações com o dia da morte, causas, local e horário foram acrescentadas pela redação.