PRF divulga estratégia para “Operação Carnaval ”

prf - operao carnaval - 1

Uma das principais estratégias será posicionar viaturas em locais previamente levantados como de maiores índices de acidentes.

A Del. PRF 10/04 – Sr. do Bonfim, com circunscrição na BR 407, do KM 10 ao 230 ( Juazeiro – Capim Grosso ), e BR 324, do KM 356 ao 444 ( Capim Grosso – Riachão do Jacuípe ), realizará a “Operação CARNAVAL”, iniciando às 00:00 horas do dia 08/02/2013 (sexta-feira) até às 24:00 horas do dia 13/02/2013 ( quarta-feira ).

As viaturas operacionais serão estrategicamente posicionadas em locais previamente levantados como de maiores índices de acidentes, visando dar uma maior percepção de segurança aos usuários, e consequentemente, inibindo que eles cometam infrações de trânsito que possam contribuir com os acidentes, como ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade. No período noturno, onde o fluxo diminui, será intensificado o combate a criminalidade, sendo realizadas rondas noturnas, visando impedir ações de meliantes, como assaltos a ônibus e o tráfico de drogas.

prf - operao carnaval - 2

Em cada viatura operacional, terá um bafômetro, para realização de testes nos condutores, com o objetivo de inibir a ingestão de bebida alcoólica por parte destes. Será realizado um mínimo de 40 testes diários. Vale ressaltar, que uma vez constatado que o condutor ingeriu bebida alcoólica, estando este acima de 0,29mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões ), que equivale a uma média de quatro copos de cerveja ( varia de organismo pra organismo ), o condutor além de pagar uma multa de R$ 1.915,40, é preso em flagrante por crime de trânsito, podendo ter também sua CNH suspensa por um período de um ano.

A Delegacia 10/04 está tendo uma atenção especial com animais nas rodovias federais que cortam a região.

Haverá restrição de trânsito para os veículos de mais de 02 combinações e aqueles que precisam de Autorização Especial de Trânsito (AET ) para trafegar. Esta restrição visa evitar acidentes de grandes proporções no horário de pico, principalmente com os automóveis. Neste período, os veículos de grande porte devem ficar estacionados em locais seguros, como os postos de combustíveis, até que cesse o horário de restrição, para poder seguir viagem.

A checagem da documentação pessoal e do veículo, dos equipamentos obrigatórios, obediência a sinalização, não ultrapassar em local proibido, não consumir bebida alcoólica antes de dirigir, não exceder a velocidade e usar o cinto de segurança, torna-se indispensável para que possamos ter um trânsito mais seguro e responsável em nossa região.

ATT: Insp. Lopes Júnior