Incêndio em Jacobina põe em risco nascentes dos rios e ameaça mineradora

Um incêndio de grandes proporções, no município de Jacobina, que já devastou uma enorme área de vegetação, agora está colocando em risco as nascentes dos principais rios da região. O fogo também ameaça chegar à sede da Yamana Gold, mineradora responsável pela exploração de ouro na cidade.

O fogo começou na última segunda-feira (6), e vem se alastra rapidamente, destruindo a fauna e a flora da região,  podendo chegar ao Parque das Sete Passagens, área de preservação ambiental, que fica localizada na divisa entre os municípios de Jacobina e Miguel Calmon.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivanilton Aquilo, a situação é preocupante e precisará de uma grande mobilização dos órgãos de controle e combate a incêndios na região. Ele informa que já solicitou do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que seja enviada uma aeronave para ajudar no combate ao fogo.

O secretário informa que incêndio ganhou proporções alarmantes, inclusive com a ameaça de chegar a casa de munições (onde são guardadas os explosivos usados pela mina), e o depósito de combustíveis, local onde é armazenada grande quantidade de materiais inflamáveis.

Em entrevista à Rádio Jaraguar, o coordenador de Meio Ambiente e Comunidades da Yamana Gold, Leonardo Muritiba, afirmou que a mineradora está mobilizada no combate ao incêndio. Segundo ele, noventa  brigadistas estão trabalhando na área, com revezamento em três turnos.

A baixa umidade do ar associada às altas temperaturas contribuem para a proliferação das chamas, que avançam sobre a mata virgem, habitat de vários animais que tentam desesperadamente fugir do fogo.

*Do Jacobina24Hora