Embasa diz que fraudes desviaram 3,4 bilhões de litros de água em 2012

Nesta quinta-feira (21) a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), divulgou que ações fraudulentas causaram o desvio indevido de mais de 3,4 bilhões de litros de água em Salvador e Região Metropolitana, em 2012. Ainda segundo a empresa, foram  27,4 mil casos de fraudes registrados que geraram um prejuízo de R$ 10 milhões, devido ao volume de água não faturado.
Além da fraude, a Embasa a firma que a inadimplência é um fator agravante para o abastecimento de água em regiões critica. Em bairros como Sussuarana, das cerca de 33 mil ligações cadastradas na Embasa, apenas 655 estão adimplentes. A empresa identificou ainda 850 lava-jatos irregulares, que causam um desperdício de água em torno de 51 milhões de litros por mês.
As principais formas de furto são as ligações clandestinas (quando o usuário interliga o seu ramal indevidamente à rede distribuidora de água), as fraudes na medição (quando o hidrômetro é danificado ou desviado, visando adulterar a medição do consumo) e as fraudes no corte (quando a ligação é cortada por falta de pagamento e o cliente faz a reativação de maneira indevida).