Anunciada suspensão na Bahia do transporte intermunicipal no São João

O transporte intermunicipal será suspenso no período do São João para conter a disseminação do coronavírus na Bahia. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (17) pelo governador Rui Costa. Ele também criticou as aglomerações registradas no final de semana em Salvador.

Rui ainda afirmou que nenhuma festa junina vai ser permitida no estado. “Não permitiremos qualquer festa no São João em nenhuma região e em nenhuma cidade, independente do público, não será permitida. Nós temos que ter responsabilidade”, explicou.

Este será o segundo ano seguido que o estado não terá festas de São João, data que movimenta todos os 417 municípios baianos e é marcada por grandes comemorações em cidades médias como Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim.

Dados da secretaria de Saúde da Bahia apontam que pelo menos 14 cidades tiveram um crescimento acima de 1.000% dos casos do novo coronavírus entre os dias 23 de junho e 07 de julho do ano passado.

Outros 178 municípios tiveram avanço de novos casos entre 100% e 1.000% no mesmo período, quando a média de crescimento total foi de 87,3% na Bahia e de 45,6% no Brasil.

O cancelamento das festas deve gerar um novo baque financeiro na economia das cidades do interior. O governo estima que o São João movimente cerca de R$ 550 milhões na economia do estado.