Terapia com molécula cura doença de Chagas na fase aguda e crônica

Doença de chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto de nome
Doença de chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto de nome “Barbeiro”

Equipe de pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, descobriu que o tratamento com uma molécula pequena chamada VNI é capaz de curar a doença de Chagas em ambas as fases aguda e crônica.

Os resultados demonstram que VNI inibe especificamente uma enzima do protozoário Trypanosoma cruzi essencial para a multiplicação e integridade celular. Em modelos de rato da doença de Chagas, VNI alcançou curas com 100% de sobrevivência e sem efeitos colaterais tóxicos.

A descoberta “representa um possível novo caminho para combater uma ameaça grave a nível mundial, para a qual existem atualmente poucas opções terapêuticas”, afirma o pesquisador Richard Okita.

Doença de Chagas, uma infecção mortal tropical causada pelo T. cruzi e transmitida por um mosquito chamado “barbeiro”, começou a se espalhar em todo o mundo, incluindo os EUA O tratamento atual é tóxico e limitado à fase aguda.

Cerca de 8 milhões de pessoas foram infectadas pelo T. cruzi, principalmente na América Latina, mas barbeiros foram encontrados em todo o sul dos Estados Unidos, de acordo com um relatório recente.

Como o parasita fica nas fezes do inseto, a doença também pode ser transmitida através de alimentos contaminados e bebida, através do sangue e de mãe para filho.

O sintoma mais comum da fase aguda da infecção é a febre, mas o parasita também pode provocar a inflamação do coração e do cérebro, o que pode ser fatal. Na fase crônica, a doença de Chagas afeta mais severamente o coração e o trato gastrointestinal.

 Foto: UFJF
 
Fonte: Isaude.ne