Rede Globo escala mais de 40 repórteres para cobertura do Carnaval do RJ e de SP

No Carnaval 2013, a Globo transmite os desfiles das escolas de samba de São Paulo apenas para parte da rede. Nas mesmas noites da festa paulistana, a emissora vai cobrir as agremiações do grupo de acesso do Rio de Janeiro. O que será realizado na Marquês de Sapucaí durante os desfiles do grupo especial carioca irá ao ar para todas as afiliadas da emissora. Para cobrir as três apresentações, 43 repórteres foram escalados.

Acesso do Rio
Para as noites em que as representantes do grupo de acesso do Rio estiverem no sambódromo – sexta, 8, e sábado, 9 -, a Globo contará com oito repórteres, que farão entrevistas com musas, carnavalescos e outras personalidades que ajudam a fazer o Carnaval carioca. A equipe – que se dividirá entre a concentração, a ‘avenida’ e a Praça da Apoteose – será formada por Silvana Ramiro, André Curvello, Carol Barcellos, Gabriela de Palhano, Ana Carolina Raimundi, Susana Naspolini, Danilo Vieira, Diego Haidar.

O comando da transmissão da “segunda divisão” do samba fluminense ficará sob responsabilidade de Alex Escobar (repórter, apresentador do ‘Globo Esporte’ e locutor esportivo da emissora) e Mariana Gross (repórter local e apresentadora eventual das duas edições do ‘RJTV’). De acordo com a Globo, a dupla está há meses se preparando para os “grandes dias”. “Estou empolgadíssima com o novo desafio! Amo Carnaval, cubro sempre a festa na avenida e vai ser maravilhoso estar lá este ano para narrar”, conta Mariana.

Especial de São Paulo
Durante o tempo em que a Globo Rio e algumas praças vão exibir os desfiles das escolas de acesso do Rio de Janeiro, São Paulo e parte da rede vão transmitir o que de melhor acontece na passarela do samba paulistano. Para narrar esses momentos, o veículo escalou Mariana Ferrão (apresentadora do ‘Bem Estar’ e que estreia como apresentadora da folia na emissora) e Cléber Machado (locutor que há anos comanda a transmissão da festa na capital paulista). Para a jornalista, a apresentação requer cuidado.

“Precisamos ir além dos nomes das alas e dos carros alegóricos, e contar um pouco da história da essência da festa, das pessoas que ficam nos barracões, que viram madrugada, que vestem a camisa de verdade”, diz Mariana Ferrão que, além de Cléber Machado, vai dividir a tela da Globo com Chico Pinheiro, responsável por comandar a ‘mesa redonda’ dos comentários, que contará com o ator Ailton Graça e os cantores Celso Viáfora, Negra Li e Paula Lima. A “ala” dos críticos do samba ficará na dispersão no Anhembi, no estúdio “Globeleza”.

Completam a equipe global do Carnaval paulistano 17 repórteres. Os escolhidos foram Abel Neto, Alan Severiano, Alberto Gaspar, Graziela Azevedo, Gloria Vanique, Izabella Camargo, José Roberto Burnier, Márcio Canuto, Maria Julia Coutinho, Mauricio Kubrusly, Michelle Barros, Natália Ariede, Patrícia Taufer, Phelipe Siane, Sabina Simonato, Veruska Donato e Walace Lara. Para a exibição dos desfiles em São Paulo, 34 câmeras serão distribuídas pelo complexo do Anhembi.

Especial do Rio
Repetindo a escala do ano anterior, Glenda Kozlowski (‘Esporte Espetacular’) e Luis Roberto (locutor esportivo) ficarão à frente da transmissão da Rede Globo durante as duas noites de desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, exibidas domingo, 10, e segunda, 11. Assim como em São Paulo, a festa contará com a seção de debatedores, mediada por Ana Paula Araújo (‘RJTV – 1ª Edição’) e com as presenças da cantora Fernanda Abreu, do ator Eri Johnson e dos sambistas Pretinho da Serrinha e Teresa Cristina.

A cobertura dos desfiles das escolas do Rio supera a de São Paulo, tanto em número de repórteres no sambódromo, quanto na quantidade das máquinas disponibilizadas para os trabalhos técnicos. Serão 40 câmeras e 18 jornalistas espalhados pela Marquês de Sapucaí. Os responsáveis pelas entrevistas e informações serão Pedro Bassan, Flávia Jannuzzi, Renato Ribeiro, Paulo Renato Soares, Mariana Gross, Edimilson Ávila, Tiago Eltz, Carlos Gil, Márcio Gomes, Sandra Moreyra, Mônica Teixeira, Isabella Scalabrini, Mônica Sanches, Fábio Júdice, Flávio Fachel, Tatiana Nascimento, Bette Lucchese e Fernanda Graell.

praa_da_apoteose

Desfile das escolas de samba carioca serão transmitidos para todo Brasil pela Globo
(Imagem: Ricardo Azoury/Pulsar Imagens)