Inaugurado em Andaraí, centro de vendas de animais

Governo da Bahia inaugurou no sábado, dia 2, o Centro de Comercialização de Animais de Ubiraitá, distrito da cidade de Andaraí.

O empreendimento é fruto de uma parceria com a prefeitura municipal e contou com investimentos de aproximadamente R$ 115 mil, beneficiando criadores de toda a região.
Participaram do evento, o vice-governador Otto Alencar, os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e da agricultura, Eduardo Salles, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), e os 26 prefeitos dos demais municípios dos territórios de identidade Chapada Diamantinace Piemonte do Paraguaçu.
A comemoração culminou com um leilão de inauguração do Centro, onde cerca de 800 cabeças de gado foram negociadas.

Segundo Wilson Cardoso, o Centro é de extrema importância para o desenvolvimento da agropecuária local por ser um espaço que permite, além da comercialização, a troca de animais e tecnologias.

“O objetivo é realizar, a cada 45 dias, um leilão neste espaço, para que os criadores locais possam vivenciar este ambiente de troca e estejam a par das dinâmicas e preços do mercado”.

O prefeito também destacou a necessidade de seguirem os investimentos em acesso à água na região. “O Centro é ótimo, mas a palavra-chave para o nosso desenvolvimento ainda é água. Ter água em casa é fundamental para a qualidade de vida da população e garantia de crescimento”.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, destacou algumas ações que o Governo da Bahia vem realizando em prol da convivência com o semiárido e que vão facilitar o abastecimento de municípios destes territórios.

Um exemplo é a barragem de Baraúnas. Com investimento de R$ 45 milhões, a barragem tem previsão de conclusão em abril deste ano e vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas no município de Seabra.

Rui Costa ainda reafirmou o convite aos prefeitos presentes para participarem da quinta reunião itinerante do Comitê, a ser realizada em Itaberaba, nessa terça-feira (5/3), que contempla os territórios da Chapada Diamantina e Pimemonte do Paraguaçu.

“É muito importante a presença de todos neste encontro, para que possamos aproximar ainda mais Governo e municípios e, assim, garantir a efetividade das ações de convivência com a seca e dar qualidade de vida à população afetada”, afirmou Rui.

Fonte: Municipios Baianos