Firjan classifica Senhor do Bonfim em 107º lugar da Bahia no Índice de Desenvolvimento

 dados

A distribuição das riquezas produzidas em Senhor do Bonfim colocou o município em nível de estado na 107º posição. Quando a avaliação é nacional o município ocupa 4171º colocação no ranking do Índice Firjan de Desenvolvimento Social (IFDM),em sua edição 2012.

Para efeitos de comparação, o município ficou atrás de Jaguarari 35º, município vizinho, e acima de Itiuba, (265º) na Região. O índice atual toma como base o ano de 2010 e tem por objetivo medir o desenvolvimento de todas as cidades brasileiras nas áreas de emprego e renda, educação e saúde. Seu cálculo é feito tomando como base estatísticas oficiais dos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Os dados completos do IFDM você confere clicando aqui

No entanto, o IFDM 2012 de Bonfim apontou que o município está numa fase de desenvolvimento regular, quando os índices ficam entre 0,4e 0,6. Além disso, quando se divide o índice por setores de investimento, o quesito Saúde apresentou também uma taxa de desenvolvimento regular, entre 0,4 e 0,8. E ainda, quando a pesquisa faz a analise sobre o índice de desenvolvimento na geração de emprego e renda o município de senhor do Bonfim é um dos piores amarga 0,3199 – inferior a 0,4 pontos, pior índice na tabela de comparações apontando baixo desenvolvimento.

O IFDM, o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.

De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

FALANDOTUDO.COM