Consumo de álcool reduz quantidade de tempo gasto no sono profundo

 

Álcool pode ajudar a dormir mais rápido, mas isso leva a uma noite de sono ruim
Álcool pode ajudar a dormir mais rápido, mas isso leva a uma noite de sono ruim

Pessoas que consomem bebidas alcoólicas podem ter mais facilidade de adormecer, mas têm uma noite de sono ruim, de acordo com pesquisadores do London Sleep Centre, no Reino Unido.

A pesquisa sugere que o álcool aumenta o cansaço e reduz a duração de tempo em que uma pessoa fica em sono profundo, importante para permitir que o corpo e mente relaxem.As informações são do Daily Mail.

Os resultados mostram que quanto maior o consumo de álcool, menor a duração do sono REM. Segundo os pesquisadores, a falta desse sono profundo pode ter efeito prejudicial sobre a concentração, habilidade motora e memória.

O coautor da pesquisa Irshaad Ebrahim espera que a revisão ajude as pessoas a compreender que o uso de álcool só dá a impressão de melhorar o sono a curto prazo e que a bebida não deve ser usada como um auxílio para dormir.

“O sono pode ser mais profundo no começo, mas depois torna-se interrompido. Além disso, um sono mais profundo provavelmente irá promover o ronco e pior respiração. Portanto, não se deve esperar um sono melhor com álcool”, afirma o pesquisador Chris Idzikowski.

A avaliação concluiu que em todas as doses, o álcool traz no sono mais rápido, mas leva a um aumento de distúrbios na segunda metade do sono.

“Esta revisão confirma que o impacto imediato e de curto prazo do álcool é reduzir o tempo que uma pessoa leva para dormir. Além disso, quanto maior a dose, maior é o impacto sobre o sono profundo. O efeito da consolidação do sono no primeiro período da noite é compensado por ter o sono mais interrompido na segunda metade”, afirma Ebrahim.

Os resultados serão publicados na edição de abril da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research.