Cesol Piemonte da Diamantina e Munícipios avança fortalecendo a Economia Solidária

 

Com objetivo de promover o fortalecimento, capacitação dos empreendimentos econômicos solidários e o desenvolvimento de estratégias para comercialização e consumo de bens e serviços – o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Piemonte da Diamantina e Munícipios – encerrou 2021 executando com sucesso as metas projetadas.

O Cesol PD e M alcançou todas as diretrizes estabelecidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre), que prima por elevar a geração de trabalho e renda baseado nos princípios do associativismo e do cooperativismo.

O projeto finalizou integralmente o segundo semestre estabelecidos no contrato de gestão da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia – ADESBA, responsável por gerir o Cesol PD e M.

No período formam acompanhados 20 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). As equipes do Cesol atenderam 07 (sete) dos 15 (quinze) municípios de sua abrangência (presença em quase 50% da cobertura territorial).

As ações contemplaram empreendimentos nos municípios de Jacobina, Mirangaba, Caém, Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves e Jaguarari.

O total de famílias diretamente atendidas nos 20 EES foi de 257 (duzentas e cinquenta e sete), ou seja, beneficiários diretamente atendidos, os quais representam um total indireto de 933 (novecentos e trinta e três) membros familiares envolvidos.

Uma característica relevante da área de atuação do Cesol PD e M é a sua atuação em três Territórios de Identidade: Piemonte da Diamantina (09 municípios), Piemonte Norte do Itapicuru (05 municípios) e Chapada Diamantina (01 município).

As atividades em campo levam serviços de pesquisas e atividades com vistas a promover os empreendimentos atendidos de informações e técnicas gerenciais e mercadológicas para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho de assistência técnica.

Para o início de 2022, as metas pactuadas e os serviços previstos para o terceiro semestre (23/12 a 23/03/22) projetam alcançar mais 26 EES. Os novos empreendimentos associativos e solidários serão atendidos conjuntamente com os atuais assistidos pelos técnicos do Cesol.

 

O Centro Público de Economia Solidária está situado na Praça Luís Viana (Campo do Gado), 118, centro, Senhor do Bonfim. No mesmo endereço está localizado o Empório do Piemonte, loja fixa para comercialização dos produtos da Economia Solidária.

Ascom Cesol PD  e M