Ferrovia centro atlântica não será licitada pelo governo

estacao_bonfim (13)

A Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que tem viabilizado o trânsito ferroviário de forma eficiente, e econômica para a recepção e o escoamento de mercadorias nacionais e de mercado externo, ganhou dimensões extremamente vantajosas com a instalação do Porto Seco Centro Oeste S/A, a partir de 1999, ampliando o crescimento sócio-econômico da região. A FCA, hoje, é uma das mais importantes ferrovias do País, com um volume de movimentações consideráveis de cargas conteinerizadas e na Bahia, faz a ligação ferroviária entre o trecho de Juazeiro e o Porto de Aratu.
Ultimamente, têm sido muito comentado que o governo pretende licitar a Ferrovia, porém, essa linha já é controlada pela empresa Vale. Questionado sobre o assunto, o superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFFRA), Neville Barbosa, afirmou que o trecho ferroviário entre Juazeiro e o Porto de Aratu, pertence ao Estado da Bahia e está concessionado à Ferrovia Centro Atlântica de propriedade da Vale, garantindo que não é do seu conhecimento que o Governo pretenda relicitar o citado trecho até porque além de este já ter proprietário, o contrato de Concessão com a FCA ainda tem vigência por mais 14 anos.
Barbosa também declarou que a linha férrea em pauta continua operando com transportes principalmente de minérios e derivados de petróleo, além de açúcar; adubos e fertilizantes; produtos siderúrgicos; soja e farelo de soja; fosfato; ferro-gusa; minérios, contêineres e carga em geral.
Fonte : bahiaeconomica
Comentários fechados