Bahia foi o segundo estado que mais cresceu no país em 2012

 

A Bahia apresentou o segundo maior crescimento da atividade econômica do país, medido pelo Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central, que é uma espécie de prévia do PIB.

O IBCR-BA cresceu 3,1%, sendo superado apenas pelo estado do Pará, que cresceu 3,2%. O bom desempenho da Bahia deve-se ao crescimento do setor serviços, que responde por 63% do PIB baiano e também ao crescimento do setor industrial, cujo cálculo foi influenciado pela base de comparação deprimida pelo apagão de fevereiro de 2011.

Ainda assim, o desempenho da economia baiana foi expressivo, levando-se em conta a forte seca que atingiu seu território.  O IBCR calaculado pelo Banco Central, calculado mensalmente, é uma prévia do PIB, cujo calculo é feito trimestralmente e é menos volátil e sujeito às variações mensais.

Outros estados que tiveram destaque e ficaram acima da média nacional foram Pernambuco (+2,9%), Minas Gerais (+2,9%) e Goiás (+1,9%). No Brasil o crescimento foi de 1,35%, dessazonalizado e 1,64%, sem a sazonalidade.
Cresceram abaixo da média Ceará (+1,1%) e São Paulo (+0,6%). Amazonas registrou queda na atividade, de 1,8%.

Fonte: bahiaeconomica