Sindicato dos Médicos sai em defesa de José Douglas

DOUGLAS

O Sindimed publica, neste domingo, no jornal A Tarde, nota de desagravo ao médico José Douglas Bezerra, vítima de prisão arbitrária e descabida, no município de Senhor do Bonfim, no último dia 3 de dezembro. Leia, a seguir a íntegra da nota.

Nota de desagravo
Precarização vitimiza trabalho médico

Conceituado no município de Senhor do Bonfim, respeitado e querido por pacientes e colegas, o médico José Douglas Bezerra de Andrade é mais uma vítima da precarização do sistema público de saúde.

Submetido a condições precárias de trabalho e de vínculos, o médico foi preso por deixar de atender num posto de saúde, no último dia 3. A prisão foi um ato de arbitrariedade, desproporcional aos fatos, na medida em que tal situação poderia acontecer com qualquer médico em atividade, hoje, nos municípios pelo interior da Bahia.
A estrutura viciada do sistema público de saúde a que os médicos são forçados a se submeter ocorre por todo o País. A necessidade da população é sentida pelos médicos, que são muitas vezes levados ao limite da dedicação para atender um grande contingente de pacientes, acarretando sobrecarga de trabalho.
Frente aos salários aviltantes que, na maioria das vezes, comprometem a condição de sobrevivência dos médicos que atuam no serviço público de saúde, a grande maioria dos profissionais é obrigada a estabelecer múltiplos vínculos.
O Dr. José Douglas Bezerra de Andrade recebeu total solidariedade de seus pacientes e de colegas. Várias clínicas do município suspenderam atendimento, no dia seguinte, em protesto contra a descabida prisão. O que ocorreu é um problema de gestão, que deve ser tratado administrativamente e não como caso de polícia.
O Sindimed presta total apoio ao Dr. José Douglas, colocou de imediato seu departamento jurídico à disposição do médico e está solicitando providências junto ao Governo do Estado e ao Ministério Público para que ocorra o necessário desagravo ao profissional.
Salvador, 7 de dezembro de 2014.
Sindicato dos Médicos da Bahia