Seca: Nordeste deve enfrentar nova estiagem, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia mapeou as chuvas na região Nordeste entre janeiro e fevereiro.  Os mapas mostram situações opostas entre um mês e outro.

“Em janeiro, as chuvas foram mais significativas no centro-sul do Maranhão e oeste do Piauí, e em toda a parte central do estado da Bahia, com um déficit acentuado em toda a parte leste do Nordeste. Em fevereiro, este déficit de chuvas abrange praticamente toda a região Nordeste, com exceção do centro-norte do Maranhão, onde as chuvas foram mais significativas”, avalia Fabrício Silva, meteorologia do Inmet.

Para os próximos meses, o prognóstico do Inmet não é favorável para as chuvas na região Nordeste. “Na maior parte da região há chances de as chuvas ficarem abaixo da média. É possível que haja uma continuidade da seca de 2012, ou seja, toda a produção agrícola e abastecimento de reservatórios de água estarão comprometidas”, avalia o meteorologista.

Diante dessas previsões, espera-se que ministérios, governos estaduais e outros órgãos públicos ligados ao problema da seca, já estejam planejando o atendimento que devem dar aos agricultores do sertão. As informações são do G1.