Quase 30% dos brasileiros têm cinco ou mais cartões

Enviado por Jair Onofre – 23.05.2022 08:14h
Economia

Quase 30% dos brasileiros têm cinco ou mais cartões

Foto Reprodução

Perto de 30% dos brasileiros possuem cinco ou mais cartões de crédito na carteira, e 34% dos consumidores afirmam utilizar a modalidade para, principalmente, financiar compras no supermercado e de alimentação. Outros 18% contam ter quatro cartões; 23%, 3; e apenas 9%, “somente” um plástico.

Os dados constam da última pesquisa realizada pela Serasa eCred e ilustram bem um cenário de desequilíbrio das finanças domésticas das famílias –, ao passo que remetem para o aumento da inadimplência no país.

Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), puxado pelo maior uso do cartão de crédito, abril bateu recorde, com 77,7% das famílias tendo fechado o mês com algum tipo de dívida, contra 77,5% em março.

O estudo da Serasa eCred ouviu 3.751 pessoas que tiveram limite aprovado para utilizar cartão de crédito nos últimos 90 dias, e foi realizada entre os dias 18 e 20 de abril. A Serasa eCred é um marketplace (plataforma) de empréstimo e cartão de crédito na internet, e reúne os principais bancos, fintechs e financeiras do país.

Para o coordenador do Serasa, Thiago Ramos, o resultado da pesquisa não deixa de ser “surpreendente”, ao revelar que apenas “um a cada dez” consumidores possuem somente um cartão de crédito.

“É uma disparidade, o brasileiro paga tudo com cartão, conta de consumo (água, luz e telefone), boleto, financia móveis. Também é preocupante, à medida que educação financeira nunca foi muito presente nos currículos escolares do país, e o resultado é que a maioria vive de malabarismo para fechar as contas. Um dos maiores juros são do cartão de crédito e do cheque especial, e o efeito é parecido com uma bola de neve”, afirma.

Ainda de acordo com o levantamento da Serasa, na “escala de importância”, 15% dos entrevistados contaram usar o cartão para pagar contas em farmácias, 14% para a compra de eletrodomésticos. As demais despesas pagas com o cartão são roupas (11%), viagens (10%), e móveis (10%). Já o pagamento de boletos com cartão de crédito representa o menor percentual, de 6%.  (G1 – Foto Reprodução)