Presbiopia

presbiopia

De repente, mais que de repente, aparece uma crescente dificuldade para ler jornais, ver as horas no relógio ou ver a data de validade e os preços dos produtos no supermercado. E você não está só. Por volta dos 40 anos, é normal que todas as pessoas comecem a perder a visão para perto, como parte do processo natural de envelhecimento. Esse fenômeno é conhecido por presbiopia ou “vista cansada”.

No olho humano existe uma lente interna chamada cristalino. A ação de um músculo interno do olho, o músculo ciliar, move o cristalino e altera a focalização de objetos para perto e para longe (acomodação). Com o passar do tempo, o cristalino vai perdendo sua elasticidade, tornando-se mais rígido e dificultando progressivamente a acomodação. Após a idade dos 40 anos, este processo atinge níveis que impossibilitam a adequada visão para perto. O cristalino continuará a endurecer até a idade de 65 anos, quando quase toda sua elasticidade estará perdida. Isto é o que chamamos de presbiopia.

Quadro Clínico

A presbiopia causa os seguintes sintomas:

  • As palavras parecem borradas a uma distância de leitura que antes era confortável;
  • Precisar segurar o material de leitura ou outros objetos numa distância mais longe de seus olhos para ganhar clareza ou ver detalhes;
  • Precisar de mais iluminação para ver claramente. A luz mais clara contrai as pupilas, as quais mudam o foco na retina;
  • Dificuldade para ler à tarde ou à noite, ou quando você está cansado ou estressado;
  • Desconforto, fadiga ou sonolência nos olhos quando finaliza um trabalho por causa da tensão nos músculos dos olhos que trabalham mais para mudar o formato do cristalino;
  • Possíveis dores de cabeça como resultado da tensão dos músculos.

Diagnóstico

Muitas pessoas após os 40 anos de idade autodiagnosticam a presbiopia baseando-se em sua incapacidade de ler claramente a uma distância que antes era natural e confortável. Como esta condição evolui gradualmente durante muitos anos, a maioria das pessoas não nota que sua visão muda lentamente e demora a buscar ajuda profissional até que os problemas para focalizar a imagem interferem com sua vida diária. Muitos oftalmologistas brincam que os pacientes só buscam ajuda quando seus braços ficam “muito curtos”, “incapazes de segurar as páginas do livro longe o bastante para ver claramente”.

A presbiopia deve ser diagnosticada pelo oftalmologista que colherá uma história clínica completa para determinar a extensão de seu problema de visão. Ele irá testar sua visão pedindo a você para ler um texto a uma distância que tipicamente seria confortável para você. Se o oftalmologista diagnosticar presbiopia, ele fará um teste para determinar a extensão do problema e a prescrição de uma lente (óculos) apropriada. Neste teste, o oftalmologista pedirá para você olhar através de lentes corretivas, aumentando o poder de ampliação até que as palavras no quadro fiquem claras para você fazer uma leitura confortável.

Prevenção

Nada pode ser feito para prevenir a presbiopia. É uma parte inevitável do envelhecimento. Porém, as pessoas que fazem muito trabalho visual de perto, como trabalhar no computador, com leitura intensiva, trabalhos manuais como bordado, podem perceber o desenvolvimento da presbiopia mais cedo que as outras. Se você faz este tipo de trabalho, dê um intervalo de 10 minutos a cada uma ou duas horas para aliviar a tensão nos olhos. Permita aos seus olhos focalizar os objetos a uma distância mediana ou de longe para dar aos olhos um descanso necessário. Use sempre uma iluminação adequada ao ler para ajudar seus olhos a focalizar.

Tratamento

A presbiopia pode ser tratada com lentes corretivas. Os óculos são o modo mais simples de recuperar sua habilidade de ver objetos de perto claramente. Se você já usa lentes corretivas para miopia ou hipermetropia, você poderá precisar de dois óculos – um para visão à distância e um para visão de perto – ou óculos com lentes bifocais ou multifocais nas quais a parte superior da lente corrige para visão à distância e a parte de baixo corrige a visão de perto. Seu oftalmologista irá fazer as orientações apropriadas. Se você ainda não usa lentes corretivas ou você usa lentes de contato, você pode escolher usar óculos de leitura quando necessário aumentando a visão de objetos próximos.

Também podem ser usadas lentes de contato para tratar a presbiopia, embora muitas pessoas achem difícil se ajustar a elas. Podem ser feitas lentes de contato bifocais ou multifocais, ou você pode optar por lentes de “monovisão”, nas quais um olho tem uma lente de contato para visão à distância, e o outro olho tem uma lente de contato para visão de perto.

Já existem alguns tratamentos cirúrgicos para presbiopia aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration), instituto americano de maior credibilidade no mundo, para o controle de novas drogas e tratamentos aplicados em seres humanos, e mesmo tendo uma alta satisfação entre os pacientes operados não são unanimidade entre os médicos oftalmologistas, e há uma corrente que prefere esperar a evolução tecnológica ou o aparecimento de outras técnicas para indicar a cirurgia para presbiopia. A correção cirúrgica da presbiopia é considerada como a última fronteira a ser conquistada pela oftalmologia.

Dr. Ricardo Bueno Ribeiro Médico Oftalmologista
Dr. Ricardo Bueno Ribeiro
Médico Oftalmologista

 

Por: Saúde Atual