Rotary Club Senhor do Bonfim está realizando a campanha “Novembro Azul”

 

Para superar preconceitos e alertar os homens sobre a importância de cuidarem da saúde, durante este mês de novembro o Rotary Club Senhor do Bonfim Centro está realizando à campanha “Novembro Azul”, de prevenção e combate ao câncer de próstata.

Com objetivo de proporcionar acesso ao PSA Antígeno Prostático Específico – considerado o mais importante marcador para rastreio e diagnóstico precoce da doença, o Rotary está disponibilizando 200 exames gratuitamente.

Fazendo parte da ação, os rotarianos Jeorge Carvalho Torres (Catatau), Amaury Cezar Lima de Araújo e Dustin Fonseca estiveram no último sábado (16) no Calçadão Juviniano Duarte realizando cadastro para os exames preventivos que estão sendo disponibilizados no posto de coleta do Laboratório Isalb, que fica no Centro Médico Integrado, na Rua Padre Severo, Pernambuquinho.

O câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, não havendo sintomas nos estágios iniciais da doença. Em uma fase mais avançada, o paciente pode sentir dor óssea, dificuldade para urinar, apresentar sangramentos na urina, infecções ou insuficiência renal.

 

O presidente do Rotary, Jeorge Catatau, enfatiza a importância dos homens fazerem os exames preventivos e cada vez mais cuidarem da saúde de forma geral. “Assim como as mulheres é preciso que os homens também adotem atitudes preventivas não só relacionada ao câncer de próstata. A prevenção é o melhor caminho”, ressalta.

A ação está beneficiando homens entre 45 e 70 anos e é uma parceria do Rotary com a Irmandade Nossa Senhora da Piedade , que tem como presidente o rotariano Luís Rogério Mangabeira, o diretor e Bioquímico do Laboratório Isalb , Danilo Queiroz, o médico Ricardo Boaventura, da Clínica Inovar , além do médico Roberto Micol e Emília Micol do Centro Médico Integrado.

A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Também é realizado o exame de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, além do exame de toque retal.

Fatores de risco

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata:
— Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
— Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
— Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.