Indiano cria aplicativo para telefone celular que realiza exame de urina

Imagem: Biosense Technologies

Imagem mostra o funcionamento do aplicativo uChek
Imagem mostra o funcionamento do aplicativo uChek

Equipe de pesquisadores da Índia desenvolveu um aplicativo para smartphone que pode analisar a urina para a presença de até 10 marcadores cobrindo 25 diferentes condições médicas.

O projeto uChek foi liderado por Myshkin Ingawale, que mostrou sua nova invenção na Conferência TED 2013, em Los Angeles.

O novo aplicativo usa a câmera do telefone celular para tirar fotos de tiras químicas que você mergulha em uma amostra de urina. Em seguida, compara-os a um mapa colorido e dentro de alguns segundos, relata os resultados, mostrando os níveis de glicose, bilirrubina, proteínas, cetonas, leucócitos e até 5 outros marcadores em um gráfico que pode ser visto na tela do celular.

A informação é apresentada em um formato fácil de compreender, utilizando resultados positivos ou negativos, ou números, e o usuário pode clicar em palavras-chave como “leucócitos” para mais informações.

Os resultados dos testes de uChek poderiam ajudar as pessoas a controlar o diabetes, e também problemas na bexiga, rins e fígado. Eles também podem revelar uma infecção do trato urinário. O aplicativo também armazena resultados anteriores, tornando assim mais fácil para monitorar as variações.

O aplicativo está atualmente passando por testes em um hospital de Mumbai e caminha através do sistema de aprovação da Apple.

Ingawale espera que em breve ele esteja disponível para iPhone, e depois disso, uma versão do androide também está prevista.

Em um teste inicial com 1.200 amostras, Ingawale revela que o aplicativo apresentou resultados mais precisos do que a análise a olho nu por seres humanos.

“Por um custo de 99 centavos para o app, mais US $ 20 para o pacote de tiras e um mapa das cores, você pode executar uChek em seu smartphone”, explica Ingawale, que enfatiza que o objetivo do aplicativo não é diagnosticar doenças, mas manter os usuários, seus amigos, familiares e até mesmo os médicos, melhores informados sobre questões de saúde.

fonte:Fonte: Isaude.net