Publicado em : ter, jun 13th, 2017

GESTORES ESTADUAIS SÃO CAPACITADOS PARA CONSÓRCIOS PÚBLICOS

O Governo da Bahia promoveu o ‘Seminário de Consórcios Públicos e Gestão Associada’ nesta segunda-feira (12), no auditório da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, para debater a parceria entre Estado e municípios no planejamento e na execução de serviços públicos. Durante toda a manhã, prefeitos, especialistas e gestores públicos discutiram o funcionamento dos consórcios.
Presente no seminário, o governador Rui Costa comentou que o evento teve o objetivo “de aumentar o envolvimento dos gestores municipais e dos técnicos com a política dos consórcios”. O setor de saúde, por exemplo, já possui nove consórcios prontos e quatro a serem lançados, com 220 municípios atendidos. “Temos solicitações de regiões como Guanambi, Ribeira do Pombal, Brumado e Caetité para que coloque o hospital do estado sob a gestão do consórcio”, destacou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
A experiência com consórcios também está começando no setor de saneamento. O primeiro projeto foi o Portal do Sertão. “Estamos revendo essa experiência e chamando novos consórcios para diálogo, trabalhando também com oportunização para centrais de abastecimento, não esquecendo os sistemas públicos das prefeituras, que também poderão formar consórcios para melhorar os sistemas de saneamento”, afirmou o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto. “Cada vez mais que as prefeituras dão as mãos, que os entes interessados dão as mãos, facilita para o governo, para a sociedade e, acima de tudo, para a comunidade que é beneficiada”, acrescenta.

Deixe seu Comentário