Publicado em : sáb, ago 5th, 2017

Comunidade de Missão do Sahy comemora 320 anos de povoação e celebra dia da padroeira Nossa Senhora das Neves

20642125_1294908150631799_136123298_o

As celebrações em homenagem ao dia da padroeira da comunidade de Missão do Sahy, tiveram início às 05 horas da manhã, deste sábado, 5 de agosto, com alvorada festiva, queima de fogos e a reza do oficio da Imaculada Conceição na igreja que leva o nome da padroeira Nossa Senhora das Neves.

O prefeito Carlos Brasileiro foi um dos participantes, juntamente com muitos devotos e fies que acordaram cedo para homenagear Nossa Senhora das Neves, “ Viemos prestigiar este momento importante de celebração à Padroeira de Missão do Sahy para pedir bênçãos para todas as famílias do nosso Município e que ela continue nos iluminando com a disposição,
coragem e fé para fazer cada vez mais pelo nosso povo “, disse Brasileiro.

As homenagens religiosas que tiveram início com o novenário no dia 27 de julho, terminam neste sábado, com a tradicional procissão pelas ruas da comunidade, às 18h30, e Missa solene às 19h30. Nos dias 12 E 13 (sábado e domingo) a prefeitura de Senhor do Bonfim realizará festa com diversas atrações locais e regionais.

SOBRE MISSÃO DO SAHY

O povoamento da região de Senhor do Bonfim tem sua origem ligada aos acontecimentos históricos do Brasil e da Bahia nos séculos XVII e XVIII, principalmente a catequese e escravização dos índios, o ciclo do gado e a corrida em busca de ouro e pedras preciosas.

O primeiro registro data de 1697, quando foi instalado o núcleo pioneiro de toda a região, o “Arraial da Missão de Nossa Senhora das Neves do Sahy”, sob a égide da Ordem dos Padres Franciscanos, catequisadores dos índios kiriris.

De acordo com o professor doutor e ex-prefeito Paulo Machado (In memoriam), em sua obra Cartilha Histórica sobre as origens de Senhor do Bonfim, o Arraial de Missão de Nossa Senhora das Neves de Sahy foi um dos mais antigos da então capitania da Bahia. Era, na verdade, uma missão religiosa, entregue à ordem de interesses políticos, sociais e econômicos.

Deixe seu Comentário