Publicado em : sex, abr 5th, 2019

Começa em abril envio de dados de empresas do Simples Nacional

20160127_Simples

Começa este mês o processo de migração das empresas optantes pelo Simples Nacional ao sistema eSocial, que concentra em uma única plataforma dados trabalhistas, fiscais e previdenciários fornecidos pelas companhias. Para falar sobre o tema, sugiro entrevista com o Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, empresa especializada no segmento de Certificação Digital, para falar sobre o tema.

Segundo o empresário, esta é a fase de maior adesão. Para se ter uma ideia da dimensão, só em janeiro  de 2019, foram feitos Pedidos de Opção pelo Simples para 651.572 empresas – conforme apontam dados extraídos do site da Receita Federal no dia 02/04/2019. “No total já são quase 12 milhões de empresas optantes e que serão inseridas no cenário do e-Social no mês de abril deste ano. Apenas lembrando, este é o mesmo mês da entrega das declarações de Imposto de Renda, o que pode sobrecarregar em muito os sistemas da Receita Federal após início da segunda quinzena do mês”, explica.

O processo de migração dos dados para a nova plataforma do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas – E-Social, dos dois primeiros grupos, ainda estão, em andamento.  O 1º grupo (empresas com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00. Estas entidades são aquelas integrantes do grupo dois do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634/2016) está no envio da quarta fase, o 2º Grupo (empresas com faturamento no ano de 2016 até 78.000.000,00 e que não sejam optantes pelo Simples Nacional) está no envio da terceira fase e o terceiro grupo, conforme acima destacado, entrará na primeira fase.

O empresário também listou algumas dicas para quem precisa inserir seus dados no sistema e entregá-los ao governo. Confira:

 

Antecipe

É importante acelerar as entregas (IR) e cadastros (1º fase e-Social) ainda nas primeiras duas semanas do mês de abril para evitarmos multas e perda de tempo com ajustes no relacionamento com o Fisco.

 

Tire Certificado Digital de pessoa Física e Jurídica

Tire o Certificado Digital para a Pessoa Jurídica e Física ao mesmo tempo para que as declarações de Imposto de Renda possam ser feitas de forma facilitada já com a Declaração pré-preenchida da Receita Federal.

 

Confira as informações

Confira todos os dados antes de enviar. Quaisquer informações lançadas no sistema da folha de pagamento deverão ser direcionadas para o portal do eSocial. Caso alguma esteja incompleta, o sistema impede a continuidade no envio das informações, gerando um histórico de pendências.

 

Acompanhe o envio

Todas as alterações na folha de pagamento deverão ser acompanhadas até o retorno do portal do eSocial.  As empresas que não conseguirem enviar os dados no prazo precisam se adequar.

Deixe seu Comentário