Especialista recomenda planejamento antes de pagar a cota única do IPVA

Para o educador financeiro Edísio Freire, só vale a pena aproveitar a quitação integral do imposto com desconto caso haja alguma reserva

O contribuinte tem até o dia 7 de fevereiro para quitar a cota única do IPVA com desconto de 10% sobre o valor do imposto devido. Há opção ainda de desconto de 5% para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto. A data desse vencimento varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Cota única do IPVA pode ser paga até 7 de fevereiro com 10% de desconto
(Foto: Mauro Akim Nassor/ CORREIO)

Para quem está pensando em antecipar o pagamento,  o educador financeiro Edísio Freire ressalta que só é vantagem antecipar o IPVA, caso tenha sido feito algum tipo de reserva de recursos com esta finalidade, ou mesmo utilizando-se de algum dinheiro extra para isso.  “Se você tem dinheiro na poupança, é melhor retirar e aproveitar o desconto de 10%. Porque a rentabilidade da poupança é inferior a 10%”, afirma.

CONFIRA A TABELA DE PAGAMENTO DO IPVA 2017

Porém, se o plano é recorrer a algum tipo de empréstimo, é melhor deixar o pagamento para a data de vencimento das cotas. “Só não é vantagem antecipar, se você for tomar dinheiro emprestado ou usar o limite do especial. Nesse caso, pague parcelado mesmo perdendo o desconto”, recomenda o especialista. Antes de decidir, é necessário fazer as contas, como reforça Freire. “Basta analisar qual o percentual de rendimento líquido que está tendo na aplicação e comparar com o percentual de desconto. Se o rendimento for menor, é melhor antecipar e pegar o desconto. Se o rendimento for maior, é melhor pagar parcelado”, diz.

Em média, o IPVA de 2017 ficou 5% menor em relação ao do ano passado. Essa redução foi de 2,8% para motos, 7,4% para caminhões, 5,4% para ônibus e micro-ônibus e 4,8% para veículos utilitários.

Fonte: Correio24horas