Espadeiros e ambientalistas realizam ação socioambiental na Serra da Fumaça

espadeiros1

No último dia 13 novembro, o grupo Espadeiros Bonfinenses realizou mais uma de suas ações, desta vez em prol da Serra da Fumaça. O grupo contou com a participação de ambientalistas que sensibilizaram-se pela causa da limpeza da serra, promoção da educação ambiental e conscientização ecológica.

A Serra da Fumaça está localizada no município de Pindobaçu, na região de planejamento do Piemonte Norte do Itapicuru. No local, encontram-se algumas nascentes que suprem riachos e rios importantes como o rio da Fumaça, fonte de drenagem importante da Bacia do Rio Itapicuru.

O grupo reuniu-se com ambientalistas, universitários, grupos de trilha e amantes da natureza, no mutirão para retirada de lixo e fixação de placas de conscientização ambiental durante todo o percurso da trilha e no entorno da serra e cachoeira da Fumaça.

A ação contou com mais de 50 voluntários que deslocaram-se pela manhã retornando somente a noite com uma boa quantidade de lixo, que é despejado por pessoas que utilizam aquele local. O público é diversificado, visto que é visitado para acampamentos, turismo e estudos, portanto o grau de impacto no local tem sido bastante elevado.

A ação foi muito produtiva e todo lixo recolhido foi separado em sacos plásticos e deixado no povoado de Lutanda onde foi recolhido pelo serviço de limpeza do município.

espadeiros2

O grupo realizará outras ações, com parcerias, focadas na preservação ambiental. Já estão sendo discutidos os possíveis locais para a realização, a exemplo da Cordilheira do Espinhaço, Serra da Maravilha, Grunga e demais áreas pertencentes a nossa região. Pois é preocupante a devastação em torno das nascentes com desmatamentos causados por fazendeiros e invasores das terras públicas.

*Com informações do Grupo Espadeiros Bonfinenses