Embasa visita zona rural de Bonfim para esclarecer atraso em obras de abastecimento de água

2

Para esclarecer sobre o atraso na obra que vai levar água de qualidade para 11 localidades rurais de Senhor do Bonfim, a Embasa esteve presente em duas reuniões comunitárias nos povoados de Garrote e Rancharia, ocorridas na tarde desta segunda-feira, 26 de outubro. Os encontros foram promovidos pelos presidentes das duas associações e reuniram, ao todo, mais de 30 pessoas. Representaram a Embasa a engenheira civil, Lina Lorietti, a assistente social, Lílian Marinho, e a agente social, Marclea Borges. Outras reuniões ocorrerão no mês que vem.

Além de Garrote e Rancharia, o empreendimento discutido beneficiará as localidades de Caldeirão de Dentro, Gameleira, Lagoa do Boi, Pinica-Pau, Queimada, Raposa, Sítio de Umburana, Troncho e Várzea Comprida. Tal empreendimento teve um investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Segundo Lina Lorietti, a obra já foi concluída, mas aguarda a conclusão de um outro empreendimento, o de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Senhor do Bonfim, ao qual será interligada.

“Esta interligação está prevista no projeto, mas devido ao atraso nas obras do SIAA, não foi possível levar água a estas comunidades no prazo previsto”, explicou Lina. Segundo a mesma, até a conclusão do SIAA, prevista para o ano que vem, a Embasa irá instalar, provisoriamente, um equipamento de bombeamento até dezembro. “Esse equipamento vai levar água da Estação de Tratamento de Água de Senhor do Bonfim às 11 localidades. Com esta intervenção, a gente vai suprir a demanda dos moradores”, afirmou.

Sistema Integrado de Abastecimento de Água

 

As obras estão 90% concluídas e vão beneficiar com água da Barragem de Ponto Novo mais de 128 mil pessoas dos municípios de Senhor do Bonfim, Andorinha, Itiúba, Jaguarari e comunidades rurais de Filadélfia. No empreendimento, foram investidos R$ 60,9 Milhões e contempladas a implantação de 115 km (quilômetros) de adutoras com diâmetros variados, 66,3 km de rede de distribuição, 2.000 ligações domiciliares, quatro reservatórios de água, cinco estações elevatórias, uma estação de tratamento com capacidade para tratar 330 litros por segundo e uma estação de tratamento de lodo com sistema de reaproveitamento de água. A previsão é de que a conclusão das obras ocorra no primeiro semestre de 2016.

Adriano Aleixo

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Senhor do Bonfim
74 – 3541 8400

74 – 8110 6858
74 – 9129 3746