Em encontro, Secretário ratifica adutora e transposição do São Francisco

Fotos: Alberto Coutinho/Secom

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, ratificou nesta terça-feira (26) o projeto de construção da adutora do São Francisco para a região de Bonfim. “Queremos acelerar esta obra, em função da urgência da demanda de abastecimento de água para os municípios da região”, citou. Ele informou que a previsão é de investimentos da ordem de R$200 milhões. Rui Costa lidera a equipe, com vários secretários e coordenadores do Governo do Estado, que participa da Reunião Itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca. O encontro acontece na Uneb, em Bonfim, e reúne prefeitos de toda a região.
Ao lado de outros secretários de estado, como Wilson Brito (Desenvolvimento e Integração Regional), Eugênio Spengler (Meio Ambiente) e Eduardo Sales (Agricultura); dos deputados Carlos Brasileiro e Fátima Nunes, e prefeitos de toda a região, Rui Costa também confirmou o projeto de transposição do São Francisco. “Este é um projeto de médio prazo e que vai trazer apenas água para o consumo, mas desenvolvimento para toda a região”, citou.

Em relação à adutora de Ponto Novo, ele explicou que a obra está acelerada e é emergencial. “Por lei, a barragem tem que ser prioritária para o abastecimento humano. Caso não chova até o final de março, vamos ter que cortar o fornecimento para a irrigação. Temos que garantir água para o consumo”, declarou.
No encontro com prefeitos, os secretários mostraram as ações desenvolvidas e o que fazer para que as mesmas cheguem até as suas cidades. Entre elas estão o fornecimento de carros pipa, perfuração de poços, construção de cisternas, fornecimento de cestas básicas, leite e suco de laranja.
No encontro, também estavam presentes o coordenador estadual de Defesa Civil, Salvador Brito, o diretores da CAR, José Vivaldo, além de diretores e coordenadores de diversos outros órgãos e empresas do Estado.

Em uma segunda reunião, secretários municipais de Agricultura, Assistência Social e Infraestrutura recebem orientações técnicas dos membros das empresas e secretarias estaduais, integrantes do comitê. Eles vão se reunem no Centro Culltural Ceciliano de Carvalho.

Fonte: Bonfimagora