Confira dicas para se preparar para os concursos de forças policiais

Especialistas recomendam planejamento e a realização de simulados, além de trabalhar o condicionamento físico

 f

O CORREIO ouviu especialistas e listou as principais dicas para que o concurseiro tenha a melhor preparação para enfrentar as provas das seleções de policiais em todo o Brasil.

Cronograma

É necessário planejar o tempo que se tem disponível para os estudos, determinando quais são as prioridades. Afinal, além da prova objetiva, há a redação e também o teste de aptidão física.

Conhecer a prova

É válido que o concurseiro “busque a última prova aplicada e o seu edital” para estudar como a avaliação é cobrada, diz João Pescara, professor da AlfaCon (Alfa Concursos Online). As provas costumam ser semelhantes a cada concurso, portanto, refazê-las é uma forma de treinamento.

Estudar com antecedência

Passar em um concurso de primeira não é tão fácil, por isso é importante que o concurseiro estude com antecedência. Em cargos mais concorridos, como o de delegado da Polícia Federal, é comum que os concurseiros só sejam aprovados depois até 3 anos de estudos.

Preparação física

No edital dos concursos também constam os exercícios para o teste de aptidão física. O estudante não deve deixar o treinamento para a última hora. O ideal é que intercale os estudos com a preparação física.

Simulado

 Fazer simulados é uma oportunidade de conhecer a prova e também de testar a si mesmo. Com avaliações que duram, em média, 4 horas, o estudante precisa conhecer a sua resistência física e mental, além de ter consciência do tempo que precisará dedicar para cada questão. Esses simulados são encontrados facilmente na internet, seja em versões pagas ou gratuitas.

Fonte: coreio24horas