Casais homossexuais têm quadro de saúde pior que heterossexuais casados

 

Casais do mesmo sexo legalmente casados poderiam apresentar uma melhora no quadro geral de saúde
Foto: felixtm/Stock Photo
Casais do mesmo sexo legalmente casados poderiam apresentar uma melhora no quadro geral de saúde

Casais do mesmo sexo que vivem juntos têm saúde pior do que pessoas do mesmo status sócio-econômico em casamentos heterossexuais. A pesquisa realizada nos EUA mostrou que as pessoas casadas são mais saudáveis do que os solteiros.

“Enquanto o casamento gay está ganhando apoio em Michigan e em todo o país, a maioria das pessoas do mesmo sexo que moram juntas não tem a opção de se casar legalmente”, observou Hui Liu, socióloga da Universidade do Estado de Michigan e investigadora principal do estudo.

Embora a pesquisa não avalie diretamente as consequências potenciais para a saúde da legalização do casamento homossexual, ela afirma que é plausível deduzir que casais do mesmo sexo legalmente casados poderiam apresentar uma melhora no quadro geral de saúde. ” Legalizar o casamento homossexual poderia fornecer benefícios como seguro de saúde compartilhado e aumento do apoio social e psicológico, entre outras vantagens que influenciam direta e indiretamente na saúde,” afirma Hui Liu.

O estudo, divulgado no Journal of Health and Social Behavior, avaliou a saúde auto-relatada de cerca de 700 mil participantes da National Health Interview Surveys realizada entre 1997-2009 . Deste total, 3.3 mil homens e mulheres são identificados como homossexuais morando juntos.

“Legalizar o casamento homossexual poderia fornecer benefícios como seguro de saúde compartilhado e aumento do apoio social e psicológico, entre outras vantagens que influenciam direta e indiretamente na saúde.”

De acordo com a pesquisadora, a disparidade pode ser devido a falta de recursos sociais, psicológicos e institucionais que vêm com o casamento legal, bem como altos níveis de estresse causados pela homofobia entre outras formas de discriminação sofridas por casais homossexuais.

Foram analisadas, ainda, as diferenças entre os grupos raciais, concluindo que mulheres homossexuais, tanto brancos como negras mulheres que vivem juntas apresentavam condições piores de saúde do que os seus homólogos heterossexuais casados. No entanto, enquanto mulheres negras lésbicas que viviam juntas relataram pior saúde do que lésbicas negras solteiras; lésbicas brancas morando juntas relataram condição de saúde semelhante ou até melhor do que outras mulheres solteiras brancas.

Liu disse que as mulheres brancas homossexuais são mais propensos do que suas colegas negras e hispânicas a ter parceiros no com emprego estável e aderir aos ideais de igualdade (fatores que podem impulsionar o estado de saúde), enquanto as homossexuais das minorias raciais experimentam, além do estigma da discriminação, as desvantagens sócio-econômicas.

Veja o Abstract do estudo

Fonte: Isaude.net