Câmara dos Deputados lança novo portal e-Democracia

Objetivo é incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o País

naom_5711968d261a1

Já está disponível na internet o novo portal do e-Democracia, da Câmara dos Deputados, que busca incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o País e para a vida do cidadão.

A nova versão está mais intuitiva e o conteúdo traz novos serviços e novidades em serviços já existentes. A iniciativa visa aproximar a sociedade e os seus representantes por meio da interação digital.

Serviços

O novo portal traz serviços como o “Expressão”, em que o cidadão pode discutir com outras pessoas e com deputados possíveis soluções para projetos de lei sobre diversos temas, como administração pública, direito e justiça, direitos humanos, educação, saúde, segurança, dentre outros.

O “Wikilegis”, também disponível, permite que cidadãos ajudem a aprimorar projetos de lei, artigo por artigo, por meio de sugestões à proposta. As colaborações podem ser incorporadas ao substitutivo do relator, como aconteceu com a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

No espaço “Audiências Públicas” é possível acompanhar ao vivo e participar de audiências públicas por meio do envio de perguntas aos deputados presentes na audiência. As perguntas mais votadas são encaminhadas à Mesa para serem respondidas ao vivo.

Câmara Aberta

O e-Democracia faz parte do Câmara Aberta, projeto integrante do esforço da Câmara dos Deputados em atender ao propósito do Parlamento Aberto, compromisso do qual fazem parte legislativos de várias nações e que se pauta pela transparência e disponibilização de canais que promovam a interação com a sociedade.

O Brasil é signatário do Parlamento Aberto, juntamente com outros 52 países, desde 2012. A primeira edição do Câmara Aberta foi realizada em 2015, ocasião em que foram lançados serviços que estão disponíveis hoje no portal e-Democracia. Com informações da Agência Câmara.

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO