Bahia amplia oferta de serviços de saúde com 572 novos médicos

 

A Atenção Básica da Bahia ganhou reforço de 572 médicos que iniciaram as atividades nesta segunda-feira (4), em evento realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Além da capital, esses profissionais ampliam a oferta de serviços de saúde em mais 162 municípios baianos.

Os selecionados – a maioria recém-formados – fazem parte da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com os governos estadual e municipais. Eles atendem em áreas de vulnerabilidade social e na zona rural.

“O programa é bem-vindo porque ajuda no aumento da oferta de médicos, principalmente no interior do estado. Além de melhorar a saúde pública nos municípios, o programa também ajuda na formação médica”, avaliou o governador Jaques Wagner.

Cada médico vai receber uma bolsa do governo federal no valor de R$ 8 mil durante um ano e fará pós-graduação pelo mesmo período, com supervisão do Ministério da Saúde. Aquele que cumprir devidamente as atividades previstas pelo programa, receberá uma nota mínima de 7 e terá uma pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica.

Provab

O Provab foi criado em 2011, com o objetivo de incentivar a ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas localidades do país de maior vulnerabilidade, como áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Salvador foi contemplada com o maior número de médicos na Bahia (96).

Secom
PSF/provab acolhimento