Animação e devoção marcaram a IV Festa dos Vaqueiros em Juazeiro

Festa Vaqueiro 2

Um misto de alegria e devoção tomou conta da 4ª Festa do Vaqueiro de Juazeiro, realizada nos dias 4 e 5, no Ginásio de Esportes Aloísio Viana. Após o café da manhã oferecido aos presentes na manhã de sábado, centenas de vaqueiros de Juazeiro, Uauá, Curaçá, Sobradinho, Petrolina, Belém do São Francisco, dentre outros municípios, desfilaram pelas principais ruas da cidade com a imagem da Padroeira Nossa Senhora das Grotas, acompanhados por uma multidão de pessoas.

 O evento é uma realização da Federação de Vaquejada e Desenvolvimento Cultural Baiano (FEVABA) e contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de Cultura e Juventude; de Serviços Públicos; da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte, e do SAAE, além da Polícia Militar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro.

 “A Festa do Vaqueiro teve a iniciativa do deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó) que apresentou o projeto na Câmara para  que o evento acontecesse na primeira semana do mês de setembro. A nossa ideia é mobilizar todos os vaqueiros e fortalecer o vínculo de amizade e o trabalho das associações junto à federação, defendendo essa cultura no Vale do São Francisco”, declarou o presidente da FEVABA, Adilson Souza.

 Após a cavalgada todos os vaqueiros se reuniram no Ginásio de Esportes para assistirem à celebração da missa realizada pelo padre Josemar Moura. A emoção tomou conta de todos os presentes, quando enfatizada a força do vaqueiro e sua luta para manter a família com dignidade. Na ocasião um repentista local destacou cada peça da indumentária usada pelos vaqueiros e em versos pediu a proteção para todos que exercem a atividade.

 “É a segunda vez que participo do evento em Juazeiro e com felicidade defendo uma cultura que existe desde a época dos meus avós. Tenho grande orgulho de ser vaqueiro e faço questão de estar presente nos eventos que nos homenageiam”, afirmou o vice-presidente da Associação dos Vaqueiros de Belém do São Francisco, Hugo José Ramos.

 Já o vaqueiro Geraldo Antônio Duarte, de Carnaíba do Sertão, destacou a felicidade em participar da festa. “O evento foi bem organizado e a cada ano tem se superado, acredito que o vaqueiro hoje está sendo mais valorizado culturalmente e profissionalmente do que antes. As festas evidenciam o nosso trabalho e são provas disso”, observou.

 De acordo com o Secretário de Cultura e Juventude de Juazeiro, Donizete Menezes, é necessário ter um dia oficial de comemoração ao vaqueiro, pois alguns seguimentos da sociedade acabam não percebendo a importância do mesmo para a cultura nordestina. “Procuramos focar e valorizar ainda mais a festa do vaqueiro em Juazeiro, que tem resgatado com tanta dignidade as nossas raízes”, destacou. Já o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira, também reafirmou a importância da missa e da cavalgada, “que representam a valorização da cultura e a preservação destes homens fortes, que na fé encontram forças para continuar lutando”.

 Dentro da programação também foi realizada a tradicional corrida de argolinhas com a participação de vaqueiros de toda região. Na disputa a equipe vermelha foi consagrada campeã, alcançando 55 pontos e a equipe azul totalizou 21 pontos. Em seguida o arrasta-pé tomou conta do evento, com a apresentação do músico Tinho do Acordeon.

 Para o prefeito Isaac Carvalho o evento tem uma grande importância para Juazeiro, pois a cidade possui um grande volume de trabalhadores e criadores rurais, sendo que 30% da população reside ou desenvolve atividade no campo, a exemplo dos agricultores e criadores. “Juazeiro possui o maior rebanho de caprinos e ovinos do norte da Bahia e estamos incentivando essas atividades, através de políticas públicas e atividades como as feiras realizadas nos distritos. O município é o que mais gerou emprego de carteira assinada no Nordeste, sendo o quarto da Bahia. O interior tem uma grande responsabilidade com isso, porque através da agricultura e da pecuária tem potencializado o desenvolvimento econômico do nosso município, atraindo mais indústrias e mais serviços”, disse.

 Isaac também destacou outras ações do governo que tem beneficiado o interior do município. “Em relação ao abastecimento de água, já perfuramos mais de duzentos poços artesianos, implantamos quinze novas adutoras e mais de seis mil novas ligações de água tratada na área rural, além disso, também realizamos melhorias nas estradas vicinais e com a parceria do governo federal beneficiamos diversas comunidades com o programa Luz para Todos e a construção da BR 235 que será batizada como Rodovia do Vaqueiro”, disse.

Ascom Juazeiro- BA‏