Campo Formoso de luto, Dr. Regis morre aos 97 anos

Redação do Taza

Nesta quarta-feira (16), Campo Formoso perdeu um dos cidadãos mais respeitados de sua história, Dr. Regis – Manoel Nunes da Cunha Regis que morreu aos 97 anos. Aluno da primeira turma de medicina da Faculdade Baiana, Dr. Regis foi vereador, prefeito e deputado estadual, membro da Igreja Presbiteriana foi um dos fundadores do colégio Augusto Galvão.

Veja um texto abaixo com um pouco da história de Dr. Regis.

Em poucas palavras gostaríamos de contar a vocês um pouco da historia de uma família que desbravou o sertão, e nos deixou uma herança, nos deixou o exemplo de homem que é Dr. Regis, o Médico e Administrador que não media esforços para combater a shistosomose, numa época em que as condições de vida em nosso município não eram as melhores. Trouxe água potável para nossa cidade e energia elétrica para povoados da zona rural, além de oferecer aos pequenos de nossa terra o bem mais precioso, a Educação, trazendo escolas aos povoados de Várzea Grande, Barra, Araras, Curral Velho, Brejão da Caatinga e Barriguda.

Dr. Regis foi aluno da primeira turma de medicina da Faculdade Baiana, ”A turma da vitoria” e desde sempre fez valer o Juramento de Hipocrates, servindo aos necessitados, exercendo a arte de curar, sendo extremamente fiel aos preceitos da honestidade, caridade e da ciência, penetrando no interior dos lares seja onde fossem não se importando com a classe social nem a cor da pele, mantendo seus olhos cegos e sua boca calada aos segredos que lhe foram revelados, nunca se serviu de sua profissão a fim de se corromper, pelo contrário sempre usou de boa fé com intenção de manter intacta a sua honra, cumpriu seu juramento com fidelidade e até os dias de hoje tem gozado a vida e a sua boa reputação entre os homens desta cidade. E para sempre quem o conheceu com certeza contará o que sabe da sua história.

Andando de cavalo, a pé, ou de carro, nunca se importou com a distância, dava sua vida pela vida  de outras pessoas, se não estivesse no consultório as pessoas faziam questão de ir a sua casa só pra serem atendidas por Dr. Regis, e quem pensar que ele não atendia porque estava almoçando ou dormindo, está enganado, sua casa estava sempre de portas bem abertas  para receber quem estivesse necessitado de ajuda, não fazia corpo mole, “È CABRA MACHO DA QUIXABA” , fez da medicina seu vicio, carregando talvez um fardo muito pesado, mais que feito com amor era recompensador, sempre ao lado da enfermeira fiel, amiga, irmã e filha  Didia Regis, penso que os dois trabalhavam por um hospital inteiro, pois quantas pessoas não passaram por aquele consultório.

No ano de 2008, já muito cansado da lida e com 92 anos Dr. Regis ainda realizou uma pequena cirurgia. Suas mãos tremulas e já muito cansadas, não se deixaram vencer pelo tempo, mostrando mais uma vez que a experiência e a dedicação vão além dos limites humanos.

Com estas palavras deixamos aqui a nossa homenagem a este homem, que muito serviu a Campo Formoso, que todos os dias agradece a Deus pela vida como bom cristão que é.

Um homem apaixonado pela caatinga, pelos animais, pelo Colégio Augusto Galvão, por Charles Chaplin, pela Igreja Presbiteriana e pela medicina.

Texto sobre Dr. Regis retirado do site esmeraldanoticias.