5ª Conferencia Municipal de Saúde é realizada em Andorinha

IMG_20190403_100819

Com o tema “Democracia e Saúde”, a 5ª Conferência Municipal, realizada no dia 03 de abril, na Câmara de Vereadores de Andorinha, discutiu melhorias para a Saúde Pública com base em três temas-eixos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde: “Saúde como Direito”, Consolidação dos Princípios do SUS” e “Financiamento Integral do SUS”.

O encontro reuniu usuários, trabalhadores e gestores da Saúde Pública, que puderam participar com seus pontos de vista, inclusive com a elaboração de sugestões. “A 5ª Conferência Municipal de Saúde é muito importante, é uma oportunidade para se discutir propostas que o município defenderá na Conferência Nacional de Saúde”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Pablo Campos.

IMG_20190403_101514

A mesa do cerimonial foi composta pelo prefeito Renato Brandão, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jairo Duarte, o secretário municipal de Saúde, Pablo Campos, o diretor do Hospital Dom Antônio Monteiro(HDAM) e vice -prefeito de Senhor do Bonfim, José Antônio, a primeira -dama e secretária de Assistência Social, Maria Helena, o presidente da Câmara de Vereadores, Marinaldo Oliveira, e o palestrante do evento, Leandro Ferreira, especialista em saúde pública pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e secretário de Saúde do município de Pindobaçu.

Ao todo formam apresentadas 15 propostas que serão discutidas na plenária estadual. A etapa estadual será de 9 a 13 de junho de 2019, e a 16ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) será realizada pelo Ministério da Saúde, em Brasília, de 4 a 7 de agosto. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde , Conselho Municipal de Saúde e Prefeitura de Andorinha.

IMG_20190403_120857

Além das discussões, o evento elegeu os delegados que representarão o município de Andorinha na etapa regional. Entre os representantes, a senhora Mariana Maria de Jesus, do Conselho Municipal de Saúde e José Zito Pereira de Figueiredo, da Associação Comunitária da Fazenda Maravilha. Emília Nubia, indicada pela secretaria de Educação, representa os gestores. Murylo Lôbo foi escolhido representante dos trabalhadores de saúde no município. Em todos os segmentos também foram eleitos suplentes.