Vitamina B3 pode curar casos de impotência

Camilla Muniz

Os homens que se preocupam com a impotência sexual podem ter conquistado uma forte aliada: a vitamina B3. Um estudo realizado na Universidade de Hong Kong mostrou que a ingestão diária da substância, também chamada de niacina, faz com que homens com disfunção erétil e elevados níveis de colesterol consigam manter a ereção.

A substância atua na melhora da circulação, facilitando o aporte de sangue para o pênis, necessário à rigidez.

— Quem toma niacina não apenas equilibra os níveis de colesterol no sangue, mas também fica mais disposto, o que é essencial para o sexo — diz a nutróloga Jane Corona. — A vitamina B3 faz o sangue circular mais limpo no corpo, pois aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.

Para o urologista Aday Coutinho, embora se precise de mais estudos para comprovar a eficácia da niacina no tratamento da impotência sexual, a ingestão diária da substância pode ser considerada uma medida de prevenção da disfunção erétil.

— A saúde sexual depende de uma boa saúde cardiovascular. Isso já é uma verdade estabelecida. A pessoa que se alimenta bem e faz exercícios tem colesterol bom alto. Logo, tem menos chances de sofrer infarto e disfunção erétil — explica Coutinho.

Outra maneira de prevenir o problema é regular a alimentação (veja o quadro).

Segundo a pesquisa, o tratamento com vitamina B3 é mais vantajoso do que com medicamentos por ser natural e ter ação permanente, enquanto os remédios só fazem efeito por um tempo.