Técnicos do Cesol Piemonte da Diamantina/Senhor do Bonfim acompanham cadastramento dos catadores da COOPERABONFIM

 

Uma equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Território do Piemonte da Diamantina/Senhor do Bonfim esteve acompanhando o cadastramento de cooperados da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Senhor do Bonfim (COOPERABONFIM).

O cadastro no CadÚnico (do Governo Federal) foi realizado pela Secretaria de Ação Social de Senhor do Bonfim -SEMAS. O registro permite a integração dos beneficiários aos programas sociais governamentais, como por exemplo o Bolsa Família. Acompanharam a secretária da SEMAS, Taciana Granja, as coordenadoras do Cesol Ticiana Sabino e Ana Paula.

Os catadores trabalham com diversos materiais: papelão, plástico, ferro, metal, cobre e alumínio. Atualmente a Cooperativa conta com 18 cooperativados. Entre os cooperados,11 foram cadastrados na ação.

“O Cesol é uma  entidade de caráter comunitária que  articula oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária”, destacou  a coordenadora, Taciana Sabino.

A COOPERABONFIM é apoiada pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia – ADESBA. O Cesol  é fruto de uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e gerido pela  ADESBA.

Ascom Cesol