Queijeiro português vistiou criadores de Senhor do Bonfim

O empresário português José Matias, proprietário da tradicional Casa Matias visitou a Bahia para conhecer criadores de ovinos e caprinos. O objetivo é fazer um diagnóstico da produção baiana e avaliar a realização de parcerias para produção de laticínios.

A vinda à Bahia é fruto da missão empresarial baiana, organizada pela Secretaria da Agricultura da Bahia e Federação das Indústrias do Estado da Bahia, realizada entre os meses de outubro e novembro, que esteve em Portugal, Espanha e Itália para trocar informações com produtores europeus.

Ele começou suas visitas na quinta-feira, 29, pela cidade de Juazeiro, norte do estado. Logo depois, foi a Senhor do Bonfim. José Matias conheceu a fazenda de um dos principais criadores do estado da raça Dorper, Luiz Teixeira, e participou de jantar na Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Senhor do Bonfim (ACCOSB).

No sábado, acompanhado do Diretor Técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos, do Superintendente da Secretaria de Agricultura do Estado, Jairo Vaz, do Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e da gestora do Ponto de Atendimento do Sebrae de Senhor do Bonfim, Siomara Guimarães, José Matias visitou um laticínio do Projeto Pulmão Verde, no município de Ponto Novo.

Eduardo Salles explica que a intenção do empresário português é avaliar parcerias com laticínios e produtores baianos para produzir queijos semelhantes aos feitos em Portugal. Profundo conhecedor do setor, José Matias acredita que a Bahia tem condições de produzir queijos de qualidade com leite de cabras e ovelhas, podendo ainda ser acrescentado o leite de vaca a esta mistura. Depois de visitas e reuniões, os produtores apresentaram as oportunidades e vantagens de investir na Bahia.
Para Siomara Guimarães, a troca de experiência será fundamental para que os criadores regionais possam melhorar suas tecnologias. Os municípios de Valente, Baixa Grande, Morro do Chapéu, Irecê e Jussara também foram visitados. José Matias cumpriu agenda até o dia 02 de dezembro, quando retornou a capital do estado para seu último compromisso na Bahia, um encontro com produtores no encerramento da 25ª Fenagro.

Em Janeiro do próximo ano, o empresário espanhol Santiago Pajuelo, proprietário da Pastoralia, uma das empresas produtoras de queijo mais premiadas na Espanha, vai desembarcar em Salvador para, assim como o português José Matias, visitar as regiões produtoras de ovinos e caprinos e conhecer a indústria baiana de queijos.

por Tamara Leal