Ponto Novo: Secretário de agricultura fala sobre a situação da irrigação

O secretário estadual da agricultura, Eduardo Salles, esteve ontem,30, visitando a região. Pela manhã, em Filadélfia, Salles acompanhado por assessores, técnicos, prefeito Barbosa Júnior, deputados Roberto Carlos e Félix Júnior, vereadores e secretários, participou da inauguração do laticínio Filadélfia. O laticínio é um empreendimento privado que produzirá queijo e derivados do leite no muncipio.

Em Ponto Novo, Eduardo Salles em companhia do prefeito Adelson Maia(PP), vice Artur Paiva, vereadores Vida e Arnobio, secretário Zenóbio e o superintendente de irrigação Dr. Marcelo e representantes do conselho do distrito de irrigação, fizeram  uma avaliação dos resultados dos volumes de água acumulados nas barragens de Ponto Novo e Pindobaçu, após  recentes chuvas.

A visita aprsntou uma situação muito melhor comparando ao mês de Dezembro, mas ainda expira cautela diante da necessidade dos irrigantes. Diante dos números que lhe foram apresentados e bastante cobrado para aumentar imediatamente o tempo de irrigação, o secretário afirmou que a decisão sobre o tempo e o início das mudanças do período é uma decisão a ser tomada até esta sexta feira,31, pelo comitê da seca do estado, que envolve outros técnicos e secretários, porém se comprometeu em levar o pedido. Os Irrigantes desejam aumentar o tempo de irrigação para 16 horas/ dia, mas consideram razoável 12 horas. O prefeito Adelson pediu ao secretário especial empenho nesta causa ao lembrar que a economia de Ponto Novo está fragilizada com a seca e este aumenta no tempo de irrigação vai amenizar perdas e prejuízos.

Eduardo Salles, falou ainda sobre a ampliação da barragem de Ponto Novo afirmando que já está agendado um encontro com o secretário estadual de meio ambiente e o prefeito Adelson para agilizar a ampliação, com um aumento de capacidade previsto em mais 25%.

 

 

 

(Escrito por Arnobio Carneiro/Itapicuru FM)