Polícia Militar forma 201 aspirantes

Polícia Militar da Bahia passou a contar, desde a últma sexta-feira (14), com mais 201 aspirantes a oficial. Uma solenidade realizada na Vila Militar, nos Dendezeiros, em Salvador, marcou a formatura dos novos policiais, que teve a presença do governador Jaques Wagner. O grupo foi selecionado por meio de vestibular promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e cumpriu o curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia.

“Hoje entregamos estes 200 oficiais, jovens que durante três anos se dedicaram aos ensinamentos acadêmicos e agora partem para o trabalho, conscientes que sua tarefa é seguir a lei e manter a Bahia cada vez mais justa e fraterna”, disse o governador. Segundo ele, o incremento nas forças da polícia faz parte do Programa Pacto pela Vida. “Em 2013 e 2014, Salvador vai sediar grandes eventos esportivos e este reforço na segurança pública é uma garantia para o sucesso”, pontuou.

O aspirante José Antônio Sampaio disse que, depois do curso, “nos sentimos totalmente preparados para contribuir com a segurança pública”. Agora, os recém-formadosvão passar um ano em estágio probatório em unidades operacionais de todo o estado e, confirmado o bom desempenho, serão promovidos a 2º tenente. Nos últimos seis anos, a PM baiana formou 686 novos oficiais, que reforçam o trabalho de planejamento e execução de operações de segurança.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, “dos 200 aspirantes, 96 vão atuar em Salvador e o restante será espalhado pelo interior. São policiais que saem da academia com a formação completa e vão qualificar nossa operação de segurança”.

Durante o curso os alunos estudaram Direito Penal, Processual Penal, Penal Militar, Administração, Atualização Técnico Profissional, Educação Emocional, Defesa Pessoal, Tiro Policial e Prática Sócio Profissional Reflexiva. Eles também receberam uma bolsa-formação, além de fardamento e material didático. O homenageado e patrono da turma é o capitão PM Itabira Dias Trindade, já falecido.