Médico bonfinense alerta para uso exagerado da tecnologia por crianças e adolescentes

 

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

O Dr. Gustavo Teixeira Rocha, médico que atende no 1º Centro de Saúde, aqui em Senhor do Bonfim, em artigo publicado recentemente na sua página no Facebook, alertou os pais quanto ao uso exagerado da tecnologia, como celulares, smartphones, tablets, dentre outros, por parte de crianças e adolescentes. Ele explica que isso pode trazer danos irreparáveis à saúde. Confira a íntegra do artigo de Dr. Gustavo:

as informações são importantes, mas a família é primordial. os danos da telefonia são muitas vezes maiores que suas vantagens pelos prejuízos causados a saúde, como ansiedade, comprometimento da vida social, dependência tecnológica, lesões por esforço repetitivo e até risco de câncer.

as seqüência físicas e psíquicas são grandes junto ao uso desregrado da telefonia celular. a psiquiatria criou o termo normophobia – que é a ansiedade causada pela impossibilidade do uso de celular – seja porque esqueceu em algum lugar, ou porque a bateria descarregou, ou a síndrome do toque fantasma, ou seja, a sensação que o celular está vibrando quando não está.

o estado de felicidade momentânea camufla a fragilidade do ser humano, a solidão, as relações efêmeras, as compulsões, os transtornos de ansiedade, a depressão e a angústia.

o uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos e de outras tecnologias tem efeitos graves para a saúde. o uso abusivo afasta as pessoas do mundo e da família. há necessidade de limitar o uso em crianças e adolescentes.