Com moldura vazada, TV de ultradefinição da Samsung traz design extravagante e 85 polegadas

A Samsung apresentou evento prévio à abertura da feira de tecnologia CES 2013, um aparelho de TV de ultradefinição com 85 polegadas. Com moldura vazada, a Samsung S9 UHDTV traz resolução de imagem quatro vezes maior que a de um aparelho Full HD – tecnologia chamada 4K — e sistema de som embutido na sua estrutura. A empresa não anunciou nem preço ou data de lançamento.

O modelo impressiona pela grande moldura “extravagante” que envolve a tela — design bem diferente de outros modelos de UHDTV já lançados — e pode não agradar a todos os consumidores. Uma das vantagens da TV S9 é que ela é capaz de converter vídeo com resolução menor para exibição na tela de ultradefinição. Aparelhos de 4K têm 3.840 pixels x 2.160 pixels, enquanto um aparelho Full HD tem 1.920 pixels x 1.080 pixels.

A Samsung também anunciou mais oito modelos da linha LED F8000. Serão as primeiras televisões da fabricante com processador quad-core (quatro núcleos), o que torna os aparelhos até três vezes mais rápidos que os lançados pela Samsung em 2012. Os modelos são ultrafinos, com cerca de 0,6 cm de espessura.

Entre os recursos adicionados a essas televisões, estão o sistema S-Recommendation, que sugere vídeos e filmes baseados no perfil do usuário, aliados a comandos de voz ditados no controle remoto. Quem comprou aparelhos da linha 2012 de TVs inteligentes também poderá ter esses recursos instalando um pequeno dispositivo, chamado de Evolution TV.

A companhia também atualizou o Smart Hub, sistema que auxilia o usuário no acesso a conteúdos da TV, inclusive online. A interface passa a ter cinco telas, além de acesso direto a opções de compra. Um dos exemplos dado pela empresa foi a possibilidade de o usuário comprar uma roupa de um personagem de um seriado que esteja vendo naquele momento, apenas com um clique no menu do Smart Hub.

uol