Cesol Piemonte da Diamantina e Municípios faz visita técnica a empreendimentos solidários em Antônio Gonçalves

 

Agentes Daniel e Maria Isabel

Uma equipe do Cesol Piemonte da Diamantina e Municípios esteve na última quinta (20), visitando grupos de pessoas que produzem e comercializam seus produtos com base nos princípios da Economia Solidária.

A equipe visitou as comunidades de Bananeira dos Pretos, Grota da Gia e Caldeirão do Mulato, zona rural de Antônio Gonçalves. Às visitas de campo com a presença dos técnicos do Cesol  tem o objetivo de possibilitar a expansão dos negócios com a introdução de novas metodologias e práticas coletivas.

 

Produção de rapadura na comunidade de Bananeira dos Pretos

Na comunidade quilombola de Bananeira dos Pretos, o empreendimento que recentemente saiu no programa Globo Rural (da Rede Globo) com a sua  produção de rapadura de cana -de -açúcar, foi  o primeiro  a receber  os técnicos do Centro Público de Economia Solidária (Cesol).O projeto beneficia mais de 30 famílias da comunidade e adjacência .

Em Grota da Gia, a equipe deu continuidade ao atendimento da produção realizada pelo grupo Menino das Flores. As abordagens empreendimentos acontecem desde de 2021.A produção tem dez pessoas ligadas diretamente na produção.

O dia de visitas  também acompanhou o coletivo de Mulheres do Artesanato e sua produção de panos de prato, que beneficia oito famílias,  na comunidade de Caldeirão do Mulato. Os empreendimentos visitados estarão em breve comercializando os produtos na  Loja Empório do Piemonte  e na Rede Meu Sertão.

Meninos das Flores 

 

As atividades desenvolvidas nos empreendimentos visitados também tem o apoio do PróSemiáridoprojeto do Governo da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Produção de panos de prato em Caldeirão do Mulato

Ação pioneira em todo o Brasil no âmbito das ações de governos estaduais, os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) é o símbolo mais expressivo das iniciativas que vão desenhando uma política pública para a economia solidária, articulando formação, incubação, crédito e apoio direto a empreendimentos.

 

CESOL