Bahia acelera vacinação contra Covid-19 e distribuirá 1 milhão de preservativos durante o São João

Distribuição dos preservativos durante os festejos visam prevenir população de doenças sexualmente transmissíveis

Cerca de 1 milhão de preservativos serão distribuídos em todo o estado da Bahia durante os festejos do São João. Com o intuito de prevenir a proliferação da Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fará essa distribuição nos municípios de Amargosa, Ibicuí, Ipiaú, Ilhéus e Itabuna, entre os dias 23 de junho e 2 de julho.

Além da campanha contra as IST, o Governo do Estado também recomenda que a população complete seu ciclo vacinal contra a Covid-19 antes das festas. A diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Márcia São Pedro, falou sobre a campanha.

“Realizamos ações em municípios com um grande fluxo de pessoas, possibilitando intensificar a ação educativa no que tange a prevenção das ISTs, bem como estamos estimulando a vacinação contra a Covid-19, pois temos mais de 4,5 milhões de baianos acima de 12 anos que já poderiam ter se vacinado com a 3ª e 4ª doses, mas ainda não foram”, destaca a diretora.

A secretária de Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, afirmou que mesmo com o avanço do tratamento da Aids, ainda é necessário que as pessoas se atentem para a prevenção e façam exames regulares para evitar a proliferação da doença.

“Acreditamos que essa é uma ação fundamental durante o São João para chamar a atenção de todos para que tenham relações sexuais de forma segura”, afirma Pinheiro.