Assembleia Legislativa da Bahia lançará cinco livros na segunda-feira

A Assembleia Legislativa da Bahia lança, nesta segunda-feira, mais cinco livros dentro das coleções Gente da Bahia e Ponte da Memória. O evento acontecerá a partir das 16h30, no Saguão Nestor Duarte, anexo ao plenário da Casa.
Da Coleção Gente da Bahia, serão lançadas as biografias de Hansen Bahia, escrita por Regina Bochicchio; Aristidez Maltez, de Heliana Frazão; Elsimar Coutinho e Chico Pinto, ambos de Ana Tereza Baptista. Todas as três autoras são jornalistas com passagens nos principais veículos de comunicação da Bahia.
Da coleção Ponte da Memória será relançado o livro “O Chefe Horácio de Matos”, do médico Américo Chagas. Na publicação, o autor, falecido em 1975, traça um quadro das lutas sertanejas na paisagem agreste do interior baiano, entre 1921 e 1930, e das quais emergiu como protagonista o coronel Horácio de Matos, “caudilho que ingressa nos conflitos do sertão por causa de vindita familiar”, como descreveu o historiador Maurício Tragtemberg no final do livro.
Na biografia de Elsimar Coutinho, Ana Tereza Baptista conta como um garoto que saiu de Pojuca se tornou um dos maiores especialistas do país na área de reprodução humana. Já na biografia de Hansen Bahia, Regina Bochicchio descreve como foi o período em que o artista plástico alemão viveu no Estado.
Heliana Frazão narra a obstinação de Aristidez Maltez em tratar mulheres portadoras de câncer. Por fim, a outra biografia escrita por Ana Tereza Baptista resgata a trajetória política de Chico Pinto, combatente de primeira linha do regime militar.

Ascom