Aliando o antigo à inovação tecnológica: Cervejaria na Vila Bossa Nova, em Juazeiro, investe na sustentabilidade da energia solar

 

 

No início da semana, a cervejaria NordHauss, na Vila Bossa Nova, orla de Juazeiro, iniciou a instalação de placas solares fotovoltaicas, tecnologia que garante a geração de eletricidade sem produzir resíduos ou poluentes para o meio ambiente.

De acordo com o proprietário da cervejaria, o empresário Emerson Castro, estão sendo colocados 500 metros quadrados de placas solares, que são instaladas a partir de uma estrutura metálica flutuante.

“Esta estrutura metálica é colocada para proteger o prédio. Não causa nenhum dano ou ameaça a sua estrutura, muito pelo contrário, protege. Fizemos um projeto cuidadoso, considerando ser um prédio histórico. O Registro de Responsabilidade Técnica comprova a segurança do serviço. Também temos o parecer técnico da Coelba, empresa responsável para analisar a viabilidade do projeto”, esclareceu Emerson Castro.

O empresário esclareceu também que “a parte que é tombada, considerada patrimônio arquitetônico, é a linha frontal do prédio, e esta não sofreu qualquer intervenção”.

“Mesmo o telhado não sendo tombado, não sendo patrimônio histórico, ele não foi usado, pois a estrutura metálica vai ficar flutuante. Portanto, para tranquilizar os juazeirenses, esclareço que a fundação, os pilares não foram tocados. Estes são internos, são independentes. A fachada do prédio continua intocável. A instalação das placas não causa dano, e elas foram colocadas um metro acima da parte mais alta da cumeeira, não toca no telhado, e nem em nenhuma ripa sequer”, informou.

O empreendedor esclareceu ainda que o investimento teve como objetivo garantir uma fonte de energia renovável, em respeito ao meio ambiente, com o aproveitamento da radiação do sol para geração de eletricidade, sem gerar prejuízos ao equilíbrio natural do planeta.

“Estamos investindo em uma tecnologia adequada ambientalmente, sustentável, mais eficiente e econômica. Um consórcio entre o antigo e o moderno, respeitando todas as características, estrutura e história do prédio. Transformamos um prédio depredado, abandonado, em um cartão postal de Juazeiro, com todo zelo e responsabilidade, e continuaremos com o compromisso de investir em Juazeiro, com inovação, tecnologia e absoluto respeito ao seu patrimônio cultural e histórico”, reafirmou o empresário.

O empreendimento, inaugurado em dezembro de 2019, faz parte da Vila Bossa Nova, um complexo de lazer e entretenimento, com outros bares, restaurantes e parque infantil.

“É um princípio da NordHauss, que norteia também os nossos outros empreendimentos, a responsabilidade ambiental, social e cultural. Prova disso foi o investimento que fizemos na revitalização do prédio da Franave, abandonado há mais de vinte anos, respeitando, rigorosamente, sua estrutura arquitetônica, patrimônio de Juazeiro e da história da navegação no São Francisco. Recuperamos e preservamos a arquitetura do prédio, que estava completamente depredada, e atualmente o nosso empreendimento, juntamente com os demais implantados na Vila Bossa Nova, se constituíram em ponto turístico e de lazer para os juazeirenses”, concluiu Castro.

Da Redação PRETO NO BRANCO