Agua do São Francisco : reunião reforça prioridade para projeto Eixo Sul

sao

Durante encontro que aconteceu ontem 24, entre o postulante ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM), a bancada federal e os deputados estaduais baianos, o líder do PMDB/DEM na Assembleia Legislativa, Luciano Simões, ratificou a viabilidade do Projeto Eixo Sul, obra planejada que levará águas do rio São Francisco para as regiões semiáridas da Bahia e Sergipe.

“Como outros eixos de integração, trata-se de obras de segurança hídrica de uso intermitente, integradas com disponibilidade hídrica local e voltadas a potencializar as mesmas no contexto do uso racional das águas e a minimização de custos”, explicou Simões. De acordo com o parlamentar, o projeto deverá atingir, em sua primeira etapa, uma das regiões mais pobres e pouco desenvolvidas dos dois Estados, como Salitre, Poção, São José, Macururé, Vargem e Curaçá.

Ainda segundo Luciano Simões, tais localidades se definem como uma das regiões mais secas de todo o país, comparável, em índice de aridez, com as emblemáticas regiões da Borborema, na Paraíba, e Seridó, no Rio Grande do Norte. O deputado acrescenta que a zona de abrangência também incluirá a bacia do rio Vaza Barris e Itapicuru, as maiores do semiárido ao sul do São Francisco, além da porção norte da bacia do Paraguaçu, que também apresenta índices pluviométricos típicos da região.

O coordenador da bancada da Bahia na Câmara, deputado Daniel Almeida (PCdoB), afirmou que o Eixo Sul será tratado como prioridade e que agendará uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, com a participação de todos os deputados federais e prefeitos das cidades envolvidas para tratar da execução da obra.

Já o deputado federal Henrique Alves, se comprometeu, caso seja eleito presidente da Câmara dos Deputados, em buscar incremento junto ao Orçamento da União para que o Projeto Eixo Sul seja iniciada o quanto antes.

“Com certeza será uma grande realização que irá minimizar o sofrimento do povo nordestino, levando água para os que mais precisam”, enfatizou Luciano Simões.