Abertas inscrições para o curso on-line de Viticultura Tropical no Semiárido

A Embrapa lança o primeiro curso on-line sobre Viticultura Tropical no Semiárido, uma capacitação completa, gratuita e que tem oferta contínua, ou seja, pode ser iniciada a qualquer tempo.

A iniciativa aborda os diferentes aspectos da produção de uva no Semiárido, buscando contribuir com o avanço tecnológico e sustentabilidade da viticultura brasileira.

As inscrições podem ser realizadas pelo endereço: www.embrapa.br/e-campo/viticultura-tropical-no-semiarido A formação é oferecida na modalidade EAD, disponível na plataforma E-campo (Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa), com carga horária de 40h. O conteúdo está dividido em quatro módulos, que tratam desde a importância econômica, melhoramento genético, cultivares e produção de mudas, até o manejo do vinhedo, pós-colheita e processamento.

O intuito é capacitar e atualizar produtores, assistentes técnicos, estudantes, professores e demais agentes multiplicadores do setor produtivo de uvas na região do submédio São Francisco, apresentando as características que diferenciam a viticultura no Semiárido brasileiro e as novas tecnologias para o cultivo de uvas nas regiões tropicais.

A pesquisadora Patrícia Coelho de Souza Leão, da Embrapa Semiárido, coordenadora da capacitação, explica que foi pensando no setor produtivo que a Embrapa, elaborou o curso de Viticultura Tropical, em parceria com várias instituições. “Somos mais de 20 organizaçaões geradoras de conteudo, especialistas em diversas áreas, compartilhando resultados de pesquisas e informações atualizadas para a produção de uva no Semiárido”.

A cultura da videira destaca-se entre as mais importantes na agricultura irrigada brasileira, especialmente no Submédio do Vale do São Francisco, principal região produtora e exportadora de uvas de mesa do país, e que também vem crescendo em importância para a produção de vinhos finos e sucos de uva.

Ascom Embrapa Foto Divulgação