Itamaraju registrou 769,8mm de chuva, de acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Uma das regiões afetadas pelas fortes chuvas, Itamaraju, localizada no sul da Bahia, foi o município onde mais choveu no Brasil em dezembro deste ano, com 769,8mm de chuva. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para o G1.

Acima da média, a climatologia da chuva entre setembro e dezembro em Itamaraju é de 499,7mm; em Ilhéus é de 434,4mm; e em Porto Seguro é de 507,7mm.

Segundo o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos.

De acordo com dados meteorológicos, as regiões que registraram os maiores acumulados de chuva entre 9h da última quinta-feira (23) e 9h de terça-feira (27) foram: Valença, com 215 mm; Ilhéus, com 209mm; e Salvador, com 188mm.

Ainda conforme a publicação, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) identificou barragens irregulares que se romperam no interior do estado como, por exemplo, em Iguá, Jussiape e Quati.

Contudo, o governo estadual informou que foram realizadas, em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e prefeituras locais, ações de intervenções emergenciais para evitar impactos à comunidade local.