Psicóloga cria teste para detectar TPM

Enquanto há muitas mulheres que não percebem nenhum sintoma decorrente da Tensão Pré-Menstrual (TPM), outro grupo sofre com a mudança repentina de humor, a ansiedade, a depressão, a sensibilidade emocional excessiva, a fadiga, a falta de concentração, a dor de cabeça, entre tantos outros transtornos.

Diante desse cenário, a psicóloga Leire Aperribai, da Universidade do País Basco, na Espanha, resolveu aprofundar o tema em sua tese de doutorado. Segundo ela, ainda não há critérios padronizados para diagnosticar a TPM e, portanto, “é difícil canalizar intervenções apropriadas para tratar mulheres que sofrem com esses sintomas”.

Veja dicas para melhorar os sintomas da TPM

Tomando como ponto de partida as definições e critérios estabelecidos pela quarta versão do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana, Leire estabeleceu uma série de perguntas para distinguir quem são as mulheres que sofrem com a TPM.

O questionário, que dura cerca de 10 minutos, foi aplicado em mulheres que estudam ou trabalham em um dos três campus da universidade e 15% delas apresentaram sinais de TPM. Apesar de não ser um método definitivo de diagnóstico, pode ser o início de um novo tratamento.