NOVA POLEMICA: NÚMERO ELEVADO DE NOTAS ZERO EM REDAÇÃO DO ENEM GERA PROTESTOS EM TODO BRASIL

Na última  quinta – feira (3) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou o resultado da redação do (Enem) Exame Nacional do Ensino Médio, um dos dados que mais chamaram a atenção foi o alto numero de notas zero 72 mil.Esse fato ocorre quando o estudante foge do tema ou não atinge o numero de linhas exigidas no texto.

Um dos fatores que mais gerou polemica foi o tema escolhido para a redação “Imigração para o Brasil no século 21” de acordo com os estudantes o referido tema os prejudicou, pois não é um assunto frequente na mídia, muito menos ensinado em escolas ou cursinhos.

Grupos de estudantes que se sentiram prejudicados já entraram com uma ação no Ministério Publico Federal pedindo o direito de vista à redação com mais de 9 mil assinaturas. Em vários estados estão ocorrendo protestos, nas redes sociais há vários grupos protestando contra o resultado entre eles o Ação Judicial – Redação Enem que já conta com mais de 35 mil membros, alguns grupos pedem até o cancelamento da redação.

O tema deste ano foi defendido pelo Ministro da Educação Aloisio Mercadante: “um tema bastante contemporâneo, desafiador e não previsto”. “Contemporâneo é sem dúvida, mas digamos que “obscuro” diante do “ralo” acesso a informação para as camadas mais pobres, já que esses são os que comtemplam em maior número as inscriçõese sem dúvida é o alvo, objetivo do processo ENEM, precisa-se incentivar a leitura, busca de informações, mas precisa-se mais ainda tornar cada vez mais acessível os meios que a levam a população, esse tema na verdade só teve acesso quem estudou bastante os aspectos e informações atuais, ou seja deixando de fora uma grande parcela dos estudantes que não tem acesso aos diversos meios de informação atual” disse o Pedagogo Marcio Murilo Pinto dos Santos.

 

Por: Tatiana Pereira