Você sente um calafrio na hora de urinar? Saiba tudo sobre o “arrepio do xixi”!

Conhecida como “gotinha da cueca” o calafrio é geralmente sentido por homens, sendo raro nas mulheres, apesar de algumas já terem descrito a sensação.

O evento é conhecido como Síndrome da Convulsão Pós-Micção e ainda é bem misterioso e pouco compreendido pelos médicos. Trata-se de um calafrio normalmente sentido nas costas e provoca uma incontinência momentânea ao terminar de urinar.

A especulação médica mais comum fala sobre uma ação que acontece no sistema nervoso parassimpático – responsável pela estimulação das atividades que acontecem quando o organismo precisa responder a situações de calma e integra as sensações de órgãos como os rins a uretra – e faz com que a bexiga se contraia

fazendo-xixi_01

De acordo com a entrevista de Fernando Almeida, professor de urologia na Unifesp, para a revistaGalileu, o sistema nervoso parassimpático vai viabilizar uma inibição que resultará no relaxamento do esfíncter, facilitando a passagem da urina. Quando a bexiga se esvazia, a atividade parassimpática é interrompida e a simpática é ativada para fechar o esfíncter, causando o arrepio.

No entanto, o professor alerta que esta é uma explicação teórica ainda não confirmada. Outras teorias relacionam o fenômeno com uma queda na pressão sanguínea que as pessoas experimentam ao urinar ou que a reação possa estar ligada à perda de fluido quente. No entanto, a Síndrome da convulsão pós-micção não deve ser confundida com a Síncope da micção – caracterizada por desmaios que acontecem, durante ou após o ato de urinar, devido a uma queda acentuada na pressão arterial.

 

Sendo a “gotinha da cueca” um evento pouco estudado pelos médicos, o que fica claro é que ela é normal e trata-se de um dos mais interessantes reflexos humanos ou comportamentos instintivos já descritos pelas pessoas.

Galileu / Diário de Biologia / Mdig ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]